quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Sustentabilidade como cultura organizacional: “como incentivar ações sustentáveis em funcionários e gestores de pequenos negócios?"

Ser sustentável é servir de base, apoio, alicerce. Então um desenvolvimento sustentável deve ser pautado na execução das ações planejadas, no hoje, para chegar ao resultado do(s) objetivo(s). A manutenção dos resultados já conquistados e seu crescimento dependem das ações que continuam a serem desenvolvidas.
É como o ditado popular “Devemos plantar hoje para colher amanhã”, pois é possível colher o fruto dias, meses e anos após a plantação e, dependendo de como ela é realizada e as inovações utilizadas neste plantio, se pode diminuir, manter e crescer a colheita dos frutos.
Exemplo no âmbito Pessoal: O “sonho” (objetivo) da pessoa é ter um diploma universitário da Fundação Getúlio Vargas - FGV, mas para consegui-lo deve primeiramente ter concluído o ensino médio, definir qual curso irá cursar, se inscrever num processo de seleção de candidatos a universitários da FGV, realizar a prova de seleção, torna-se apto, se matricular, frequentar as aulas, realizar as provas e obter notas necessárias em cada disciplina e assim sucessivamente durante o período da realização da graduação. Depois de todas essas etapas a pessoa consegue o diploma de universitário da FGV. Agora, se esta pessoa ultrapassa, ou deixa de fazer como deveria algumas dessas etapas o resultado provavelmente não será o mesmo e ele poderá ser positivo ou negativo.
Para o desenvolvimento sustentável de uma empresa também segue o raciocínio exposto acima. Empresas que trabalham com algum viés para a sustentabilidade possuem um diferencial competitivo grande, em relação às demais, no entanto, poucas são as que conseguem perceber as tendências de mercado (compras governamentais, corporativas e consumidor final), legislação, marcos regulatórios, diferencial competitivo e inovação com foco em sustentabilidade.
A discussão a respeito do tema Desenvolvimento Sustentável iniciou há algumas décadas e seu conceito, segundo a Comissão Brundtland (1987) é aquilo que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades”, ou seja, é a capacidade dos seres humanos viverem, satisfazendo suas necessidades, utilizando os recursos naturais e ao mesmo tempo realizarem práticas de cuidado e manutenção para que as gerações futuras também possam satisfazer suas necessidades.
Somente nos últimos anos, essa discussão, começou a ser absorvida pelo mercado e o Diretor Técnico do Sistema SEBRAE disse que sustentabilidade é “Otimizar o uso dos Recursos Naturais e a Redução dos Impactos Ambientais, bem como Promover a Inclusão Produtiva por meio da Inovação e do Melhor Uso das Tecnologias.” (Carlos Alberto dos Santos, 2012), deste modo há um esforço para melhorar o uso dos recursos naturais e diminuir as alterações ocasionadas no meio ambiente por determinada ação ou atividade e a adaptação das instituições por meio de uma gestão estratégica que utilize a inovação e melhor uso de Tecnologias.
Os micros e pequenos empresários devem olhar a sustentabilidade com um olhar estratégico, pois o modelo da atividade econômica baseado na produção e consumo esta em transição, pois a absorção da sustentabilidade pelo mercado ocasiona a disseminação da Economia Verde que é a minimização dos impactos das atividades econômicas.
As mudanças ocasionadas por ações sustentáveis na organização são refletidas no ambiente interno, quanto no externo. No ambiente interno, inicialmente, ocorre à redução de custos e riscos e, no futuro, inovação e reposicionamento. No ambiente externo, inicialmente, ocorre reputação e legitimidade e, no futuro é um caminho e trajetória para o crescimento sustentável.
Para se conseguir tais resultados é necessário à participação, empenho e dedicação da governança e colaboradores da empresa, mas como inserir a sustentabilidade no dia a dia dos negócios? Em primeiro lugar deixar de lado a ideia que sustentabilidade “custa caro” e, em segundo lugar, analisar os conceitos de sustentabilidade e ver os que se encaixam com a realidade e o negócio da sua empresa.
As ações podem ser realizadas tanto na questão social, ambiental e econômica e quanto maior o equilíbrio entre essas questões menor será a pobreza, desigualdade social e degradação ambiental e maior será o crescimento econômico.

Por: Alessandra Lobo SEBRAE - PA

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