Vamos por favor pesquisar um pouco mais as informações antes de tomá-las como verdadeiras.
Alterações climáticas sempre existiram e sempre existirão. A velocidade em que elas ocorrem dependem da interação humana também, porém muito antes da existência humana, alterações climáticas muito velozes também ocorreram, basta verificar o registro geológico. Saber quantificar o quanto influência possui a espécie humana nestas transformações ainda é um desafio que gera muitas incertezas.
O que precisamos é aprender a lidar com estas alterações climáticas. (Enchentes: qual a solução? Sistemas de drenagem melhores?, Secas? Tornados? Calor? Frio? Vulcanismo? Poluição? ) Todas estas alterações climáticas, ou melhor "alterações ambientais" são passíveis de soluções que propiciem condições de VIDA, seja ela humana ou qualquer outra forma. (Isto chama-se de poder de adaptabilidade.) Diversas espécies tiveram este poder e se adaptaram a viver nas piores condições que nos sejam difícil de conceber.
Abaixo segue palestra do Prof. Dr Ricardo Augusto Felício da USP.
O professor é um tanto radical, talvez para chamar a atenção e despertarmos do "efeito manada", de nos dirigirmos e pensarmos como todo o grupo (senso comum).
Mas serve para acordarmos e despertarmos para correr atrás das informações, e não simplesmente dizermos amém diante de pessoas que se dizem com algum conhecimento muito superior ao nosso.
"Desenvolvimento sustentável" pode ser um conceito surgido a partir de algumas mentiras sobre as alterações ambientais, mas ainda assim serve para pensarmos em como resolver da melhor forma que nossas mentes puderem imaginar, os problemas das alterações climáticas ou ambientais criados pelo homem ou não.
TEXTO: Rafael Reis Claudino - Biólogo
http://www.youtube.com/watch?v=RY4q09WYgAo
Nenhum comentário:
Postar um comentário