segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Espécies Invasoras


Nesta quinta feira 07 de outubro de 2010, a EcoBusiness participou através da presença do biólogo Rafael Reis Claudino, do workshop "A Rã Touro em Caxias do Sul: conhecendo e manejando", promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, junto ao Samae, STE Serviços Técnicos de Engenharia S/A e Polar Meio Ambiente.
No workshop foram debatidos alternativas para o manejo da Rã touro (Lithobates catesbeianus), espécie invasora em diversas regiões de todo o Brasil, principalmente o Rio Grande do Sul.
No município de Caxias do Sul esta espécie já é encontrada em diversos pontos do interior do município, como demonstrado pela empresa Polar Meio Ambiente, em seus levantamentos de campo realizados na região de instalação da Barragem do Arroio Marrecas.
A Rã Touro foi introduzida no Brasil na década de 1930, provinda dos Estados Unidos e Canadá com fins de ranicultura(criação de rãs) para consumo de sua carne e pele, tendo fracassado este negócio, devido a má resposta do mercado consumidor.
Com isto as rãs dos criadouros foram soltas no ambiente natural, onde ela obteve enorme vantagem competitiva contra outras espécies, por apresentar grande porte corporal, e sua alta capacidade de competir por recursos alimentares, predar uma grande diversidade de organismos, não apresentar predador específico e carrear patogenicidades altamente prejudiciais a outros organismos.
Sua ampla distribuição gera preocupações com relação à possíveis
impactos gerados por sua introdução sobre a diversidade natural, sendo que esses aspectos contextuais ainda não foram totalmente elucidados.
A rã-touro é considerada uma das cem piores espécies invasoras do mundo.


Em caso de visualizá-la contate-nos e procure orientações com pessoal especializado, ou órgãos de meio ambiente sobre o manejo desta espécie invasora, que ameaça a biodiversidade de nossas espécies nativas.
Postado por: Biólogo Rafael Reis Claudino

Nenhum comentário:

Postar um comentário